COMO CASTILLO PODE TER TUDO PARA SER BOM!

Será, provavelmente, o dono das redes vitorianas na próxima temporada. Ou um sério contendor ao lugar, até agora, ocupado por Bruno Varela que desde 2020 é donos das malhas dos Conquistadores.

Juan Castillo, contratados aos colombianos do La Fortaleza, era considerado, em 2018, na versão colombiana do conceituado jornal As, como "A promessa mundial que segura o La Fortaleza." Tal devia-se ao facto de ser o único jogador cafetero listado no rol dos jovens mais prometedores do futebol mundial pelo conceituado observatório suíço CIES.

Nesse rol, de jogadores nascidos em 2003, emparceirava com nomes já consagrados no futebol mundial, como Jadon Sancho, Alphonso Davies, Erling Haaland, Vinicius Jr, Phil Foden, Ferran Torres, Sergiño Dest, Bukayo Saka, Rodrygo, Pedri e Florian Wirtz. Para complementar, poderemos dizer que se encontrava no 21º posto desta lista, atrás do bem conhecido Telasco Segóvia que, actualmente, joga no Inter de Miami, mas que, no ano passado, representou o Casa Pia.

Relativamente a esse reconhecimento que o tornava distintivo em relação a muitos colegas seus, disse "O reconhecimento é ainda maior por ser o único jogador colombiano a estar presente no top, é muita responsabilidade, mas é um orgulho estar na lista com jogadores do nível de Sancho, Davies e do próprio Pedri. É um grande reconhecimento".

Um reconhecimento que chegava atento as qualidades do jogador, que se autodefinia como "um guarda-redes muito bom no um contra um, tenho técnico com os pés. Este ano, no Fortaleza, assumi o papel quase de líbero. Melhorei o meu jogo aéreo. Sou um guarda-redes jovem, com muita vontade de progredir e de ser um grande representante dos guarda-redes da Colômbia". Pese embora essas virtudes, reconhecia que "Ainda tenho muitas coisas para corrigir e muitas experiências para viver, mas saber gerir e viver o dia a dia é o mais importante. A responsabilidade vai ser cada vez maior, por isso o mais importante é amadurecer o mais rapidamente possível do ponto de vista futebolístico".

Um amadurecimento confirmado pelo portal Futbolred de Setembro de 2024, que escreveu que "Juan Castillo, o guarda-redes do “Amix”, provou ser um dos jogadores mais destacados da equipa de Bogotá e os seus 21 anos de idade são o argumento mais decisivo para ser uma clara alternativa para s selecção no futuro. Além disso, o jogador já jogou pela seleção sub-20 da Colômbia e este historial dá-lhe a possibilidade de sonhar em defender a baliza do seu país."

Uma esperança do futebol sul-americano disposto a ganhar o mundo no Vitória...e seguir a boa dinastia de guardiões colombianos como Córdoba, Mondragón ou Ospina... o futuro será dele e tem tudo para ser bom, caso se adapte bem ao clube do Rei.

Postagem Anterior Próxima Postagem