Falemos de Ivry-Sur-Seine, uma cidade situada na zona da Ilha de França a oito quilómetros de Paris, a capital de França.
Como alguém já disse, Paris é a "segunda cidade mais populosa de Portugal", sendo só suplantada por Lisboa. Por isso, não será de estranhar que muitos vimaranenses (e vitorianos!) lá residam.
Para sentirem-se mais próximos da Cidade Onde Nasceu Portugal resolveram, em 1977, criar um clube: os Vimaranenses de Ivry.
Com um emblema similar ao que amam desde meninos, ainda que com a Torre Eiffel presente, a equipa tem conseguido somar títulos nos escalões distritais do futebol francês, em campanhas que muito orgulham os vitorianos.
Prova disso, o facto de Júlio Mendes ter visitado o clube no Jantar de Natal em 2016 e aí ter assistido a uma partida com os adeptos frente ao Estoril. Mais recentemente, em 2023, o Vitória reconhecendo o papel da associação e ofereceu-lhe equipamentos desportivos para as equipas jovens e seniores, de modo a que possam sempre levar o Rei ao peito.
Como referiu o, então, vice-presidente, Armando Guimarães, "O Vitória SC tem bem presentes os adeptos e associados que se encontram emigrados e, nesse âmbito, não hesitou com essa oferta. Este tipo de apoio aos nossos clubes filiados já não é recente e será para manter. Aproveitámos para estreitar relações com pessoas que amam o nosso clube e que inclusivamente fizeram questão de assistir aos nossos últimos jogos disputados no Estádio D. Afonso Henriques."
O Vitória, fruto do amor dos seus, já é uma realidade muito para além de Guimarães.
