Estávamos no último mês de 1997.
O Vitória, já orientado por Quinito, depois da partida um tanto ou quanto inesperada de Jaime Pacheco, andava nos lugares altos da tabela. Tanto que se naquele dia 13 de Dezembro fosse vencer o FC Porto às Antas, igualaria o seu adversário na liderança do campeonato.
Por essa razão, o jogo causou uma onda de entusiasmo nos adeptos vitorianos. Assim, foram muitos os que rumaram ao estádio do adversário, para uma inesquecível manifestação de apoio liderada pelos Insane Guys.
A alinhar com Pedro Espinha; José Carlos, Arley, Alexandre, Márcio Theodoro, Kasongo; Paiva, Fredrik, Vítor Paneira; Gilmar e Edmilson, os Conquistadores deram uma imagem de equipa madura, no seu apogeu. Cercearam o poder de fogo de uma equipa que continha nomes como Sérgio Conceição, Drulovic ou Jardel, controlando a partida e permitindo poucas oportunidades ao adversário.
Porém, no último minuto chegaria o balde de água gelada. O polaco Mielcarski, lançado pelo treinador adversário, Fernando Santos, na segunda metade, de cabeça, bateria Pedro Espinha.
Apesar do bom jogo, a sorte nada quisera com os Conquistadores que saíam do desafio mais longe da liderança!