Há talentos que do nada surgem, de modo tão surpreendente que deixam a todos estupefactos,
Outros que, por estranho que pareça, não conseguem confirmar o tanto que se lhe augurava nos escalões jovens. E, infelizmente, o Vitória terá alguns nomes que poderiam integrar o lote com, provavelmente, o inesquecível Geani, a encabeçar a lista.
Nela, também, poderia estar um dos mais recentes reforços dos Conquistadores: Umaro Embaló, tido como um dos grandes talentos da formação do Benfica, onde vários observadores o chegaram a comparar com o brasileiro Vinicius Junior, actualmente a espalhar magia no Real Madrid.
A comprovar o merecimento desse cotejo o facto de Umaro ter estado em 2018 incluído no NxGn, destinado a destacar os 50 atletas jovens mais promissores desse ano e que o colocaram nos radares de emblemas como Manchester United, Barcelona ou Real Madrid.Por isso, nesse ano, esteve quase a tomar a decisão que poderia ter alterado a sua vida, quando esteve com pé e meio no RB Leipzig, a troco de 20 milhões de euros a reverter para o emblema da Luz, numa transferência que, alegadamente, fracassou por exigências de última hora do seu empresário, Catió Baldé.
A partir daí, perdeu influência no seu clube, a ponto de ser dispensado, após ter sido chamado a treinar na equipa principal, depois de uma temporada em que apontou 4 golos e realizou 12 assistências, com o seu empresário a acusar o clube lisboeta de "ter chutado o jogador", dispensando-o, quando tinha contrato até 2024.
Por isso, sem o mediatismo de outros tempos, apostou na aventura holandesa. No modesto Fortuna Sittard buscou a alegria de voltar a ser utilizado com continuidade. Após um início a prometer muito, coroado com um belo golo na sua estreia a titular, perderia, novamente influência. Por isso, seria cedido a título de empréstimo, primeiro, aos espanhóis do Cartagena e, na última época, ao Rio Ave onde conheceu Luís Freire.
É ele que, agora, dá-lhe uma nova oportunidade no Vitória, procurando resgatar-lhe o potencial que faziam dele uma das maiores promessas do futebol português. Com 23 anos, com um treinador que o conhece bem, ainda vai a tempo de confirmar o que se lhe antevia... para felicidade de todos os Conquistadores!