Estávamos no primeiro dia de 1934... o ano das primeiras grandes glórias vitorianas.
Assim, "perante uma assistência numerosíssima, realizou-se no dia de Ano Novo, o anunciado encontro Vitória-Gil Vicente", como escreveu o Jornal Notícias de Guimarães de 07 de Janeiro desse ano.
Uma partida particular destinada a preparar os desafios desse ano e a ocupar o dia de ócio da maioria dos vitorianos e em que os Conquistadores entraram com Ricoca; Paredes, Laureta; Freitas, Lameiras, Cunha; Camilo, Fonseca, Faria, Virgílio e Mário.
Como se escrevia, "a equipe vimaranense, embora não se tivesse exibido com grande brilhantismo, demonstrou, contudo, melhor técnica, evidenciando superioridade que lhe devia e merecia ter assegurado um resultado mais compensador à sua melhor actuação realizada e ao domínio que desfrutou." Mesmo assim, haveria de triunfar por três bolas a duas, graças aos golos de Lameiras e de Virgilio que bisou.
Porém, a partida que era uma contenda amigável, lembre-se, de amistosa teria pouco. Desde logo, com o gilista Zeferino, ainda antes de se comprometer para a vida com o Vitória, a salientar-se com "... algumas incorrecções..." que originaram conflitos com Freitas, que daí a pouco tempo seria seu colega de equipa. Porém, na referida publicação concluía-se, ainda sem saber que aquele homem haveria de ser dos grandes ídolos da história vitoriana, que "apesar de ter sido um ligeiro conflito, ele foi pouco dignificante para o desporto, por ter sido especialmente provocado por um jogador a quem o desporto tem feito homem nestes últimos tempos."
Todavia, mais inusitado que esse confronto, o facto da partida para acabar ter tido a necessidade de contar com dois árbitros. Na verdade, o árbitro nomeado para o encontro, João Passos, que era natural de Guimarães, "após uma discussão com um jogador do Gil Vicente se recusar a arbitrar”, ainda que a sua decisão fosse reputada de "... precipitada e inexplicável." Seria substituído por Custódio de Sousa, "... distinto árbitro da A.F. de Braga, que agradou em absoluto."
Nunca ninguém pensara que uma partida particular e festiva tivesse tantos episódios...