Estávamos na temporada de 1998/99.
O Vitória, atento ao grande número de jovens jogadores que tinha formado no, então, denominado Complexo da Unidade, numa altura em que não existiam equipas B, resolveu espalhar essas promessas em clubes de divisões secundárias como o Felgueiras, Maia e Fafe. Refira-se que nestes últimos, também, foi colocado um treinador vitoriano, Manuel Machado, que acumulava essas funções com as de coordenador do futebol jovem vitoriano.
Tratava-se do homem certo no lugar certo, atento na altura já contar com 19 anos de trabalho com a formação da equipa Conquistadora, ainda que registasse passagens esporádicas pela equipa sénior (como treinador interino) e Vila Real (durante alguns meses). Seria, pois ele, que teria a missão de burilar os talentos que o Vitória enviara para Fafe como o guarda-redes Nuno Claro, o médio Rego ou o extremo Lima.
Assim, em entrevista ao jornal Sport de 08 de Fevereiro de 1999, assumia que "...Rego é dos que está mais próximo dos níveis exigíveis para uma I Divisão pelo rendimento que apresenta. O Lima e o Nuno Claro são jogadores que a curto prazo também poderão atingir esses níveis."
Apesar, de à excepção do guarda-redes, os outros dois terem conseguido estrear-se na equipa principal do Vitória, o mais curioso era a conclusão do raciocínio: "- Tanto o Flávio como o Ricardo Fernandes são jogadores com potencial muito igual aos três primeiros que eu citei, só que não têm vínculo com o Vitória."
Ora, tal provaria que no futebol, às vezes, há surpresas. Se os primeiros, com vínculos com o Vitória tiveram dificuldades em afirmar-se nos Conquistadores, estes em quem o clube já não acreditava, conseguiriam chegar à Primeira Divisão, sendo que o primeiro ao contrário do segundo, que não jogou no Vitória, tornou-se num dos marcantes capitães do clube. Mais curioso, ainda, o facto de Alex, também já sem contrato com o Vitória, nem sequer ser referido... como se pouco contasse no futuro, quando haveria de chegar a internacional AA e tornar-se no único capitão dos Conquistadores a levantar uma Taça de Portugal
Porém, haveriam todos de seguir Machado quando este resolveu cortar o vínculo com o Vitória e abraçar o projecto do Moreirense!
Coisas do futebol...