A ligar Portugal e a antiga república da federação jugoslava, um nome: Zlatko Zahovic, que chegou em Agosto de 1993 a Portugal para representar o Vitória.
Seriam três temporadas, sendo que o apogeu só chegaria na última para, posteriormente, de modo polémico, abandonar o clube rumo ao Porto.
Mas, além disso, o esloveno terá ficado para sempre ligado a Guimarães por causa do nascimento do seu filho Luka, actualmente a jogar nos polacos do Gornik Zabrze, e vimararense de nascimento.
Mas, Zahovic estará na história vitoriana por outra razão. O esloveno, na altura o melhor jogador do seu país, é, ainda, hoje o jogador europeu com mais internacionalizações pela sua selecção principal, enquanto atleta do Vitória. Assim, entre 1993, altura em que a Eslovénia se estreou no panorama internacional até ao final da temporada de 1995/96 foram 14 internacionalizações e quatro golos enquanto jogador do clube do Rei.
Haveria de partir de modo infeliz, e sem merecer o perdão da maioria dos vitorianos, mas tal record (para já) ninguém o tirará...