As preocupações com o marketing e o merchandising no Vitória não são recentes.
Aliás, o clube, a nosso ver, até devia apostar ainda mais nessa vertente, diversificando os produtos de modo a lucrar com a paixão dos seus adeptos que sentem um orgulho único em qualquer objecto que possua o símbolo do Rei.
Porém, só em 11 de Dezembro de 1999 foi inaugurada a primeira loja do clube. Ainda denominada de “Loja Branca” em vez de “Vitória Store” estava situado no Centro Comercial São Francisco.
No dia da sua abertura, todo o plantel principal, à excepção de Edmilson, Paiva e Fernando Meira, esteve presente, bem como a direcção vigente na altura. Destaque, contudo, também para a ausência do treinador Quinito.
Perante o entusiasmo dos adeptos, Pimenta Machado assumiu o desejo de abrir mais uma ou duas lojas. Curiosamente, nos locais apontados, hoje, existem as denominadas Vitória Store: no estádio e no Guimarães Shopping… para lá da que, também, existe no Espaço Guimararães.
Como objectivo era assumido “daqui a três ou quatro anos, atingirmos 5% ou 10% do orçamento global do clube, cerca de 150 mil contos, o que é uma quantia bastante razoável.”
A preenchê-la estava, ainda, uma reduzida gama de produtos, que haviam sido escolhidos após um inquérito realizado aos sócios.
Era o primeiro passo dado rumo à realidade que hoje conhecemos.