JOSÉ MINOTES, O HOMEM QUE DEU NOME AO PRIMEIRO CAMPO DO VITÓRIA...

 

Ao percorrermos a história vitoriana, deparamo-nos com o nome de José Minotes a baptizar o primeiro campo vitoriano, inaugurado em 1924 num desafio frente ao eterno rival.

Porém, a dúvida que sempre nos assaltou era de quem se tratava a personagem.

Uma alcunha de alguém? Uma figura relevante na história vitoriana? Ou vimaranense?

Assim, fomos investigar. Com efeito, a explicar o belíssimo desenho de Miguel Salazar, ficamos a saber que chamava-se José Martins de Queiroz Montenegro, tendo nascido a 14 de Março de 1841. Tendo o estatuto de fidalgo, foi-o da Casa Real e Senhor da Casa de Minotes. Daí, a alcunha que serviu de nome ao recinto vitoriano.

Além disso, terá tido papel relevante no denominado conflito brácaro-vimaranense. Com efeito, José Minotes terá sido um dos enviados à cidade vizinha com. a missão de discutir o orçamento. Na verdade, ainda que os representantes vimaranenses tenham-no aprovado, colocaram reservas sobre o modo de financiamento e introdução de algumas cadeiras científicas no Liceu de Braga, bem como discordavam de algumas verbas consideradas arbitrárias. Tendo, por isso, sido considerados como hostis a Braga, o que originou insultos como "morras e estes e à nossa cidade, muitas e repetidas vezes, por entre as pedras que batiam na carruagem em que vinham os nossos representantes." Esta atitude durou sete horas, com a conivência das autoridades, pasme-se, depois de os jornais vimaranenses terem considerado a cidade vizinha como "A SANGUESSUGA DE GUIMARÃES".

José Minotes teve, também, influência numa Associação que hoje ainda é basilar na cidade de Guimarães. Assim, foi o fundador da Associação dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, tendo sido o seu primeiro Comandante.

Por fim, e talvez a ajudar a explicar a escolha do nome para o campo, que recorde-se tinha sido um hipódromo antes de ser convertido ao futebol, foi um criador de cavalos afamado, tendo organizado inúmeras corridas de equídeos.

Por isso, 18 anos após a sua morte, em 1906, o Vitória quis homenageá-lo...dando-lhe o nome do recinto, inaugurado numa partida frente ao eterno rival!


Postagem Anterior Próxima Postagem