Estávamos em 1927...
Os infantis do Vitória, escalão correspondente aos juniores de hoje, venciam o Braga por uma bola a zero e sagravam-se campeões do distrito.
Porém, como referia o jornal Echos de Guimarães, de 09 de Abril de 1927, depois de muita discussão, o título ficava definitivamente homologado. Com efeito, "por comunicação recebida na sede do Vitória Sport Club sabe-se ter ficado definitivamente apurado campeão do distrito de Braga, o infantil do Vitória Sport Club, que no decorrer do campeonato defendeu com galhardia as cores alvi-negras do seu club."
Ainda assim, depois do triunfo em campo, o Vitória teve de vencer na secretaria. Com efeito, "apesar do Sporting Club de Braga ter protestado o último desafio, a Associação de Foot-Ball de Braga só fez justiça, homologando o desafio em referência."
Com o Vitória campeão organizou-se um festejo que passou pela visita do Académico Foot-Ball Club do Porto ao Campo da Perdiz para a realização de uma partida. O Vitória vencê-la-ia por duas bolas a zero. Para a história ficou a equipa desse jogo: Zeferino; Claro, Firmino, Almeida, A.Freitas, Souza, Montenegro, Virgílio, Ribeiro, Adélio, Ferreira, com A Freitas a destacar-se. Assim, "fez um esplêndido jogar e que jogou com um acerto e um à vontade que entusiasmaram a assistência."