COMO UM BALDE D'ÁGUA FRIA GELOU AS EXPECTATIVAS DE UM BOM ARRANQUE NO SEGUNDO ANO NA SEGUNDA DIVISÃO...

Oscar Tellechea - treinador





O objectivo de regresso ao principal escalão do futebol português não fora cumprido... Na verdade, o play-off de apuramento com o penúltimo da primeira divisão da temporada 1955/56, a Académica de Coimbra, revelara-se nefasto devido a vários momentos de infelicidade.

Por isso, a estadia vitoriana no segundo escalão do futebol português tinha de se prolongar, devendo a equipa continuar a tentar o regresso à principal divisão.

Para isso, como escreveu o Notícias de Guimarães de 02 de Setembro de 1956, "a equipa do Vitória (..) é, para já, sensivelmente a mesma da época passada. Conservá-la foi já um esforço exaustivo para quem teve de o fazer."

Porém, existia uma mudança com a entrada do treinador argentino, Óscar Tellechea, que segundo a mesma publicação, "com uma reputação igual à do anterior. (...) Quanto a isto não se olhou para trás, fez-se com que à frente da colectividade houvesse um homem com credenciais de competência e disciplina."

Porém, como tantas vezes tem sucedido na história vitoriana, as expectativas sairiam defraudadas naquele jogo inaugural perante o Gil Vicente. Assim, o conjunto composto por Silva, Virgílio, Costa; Cesário, Silveira, Bibelino; Bártolo, Daniel, Lutero, Rola e Benje foi uma desilusão. Voltando a citar o Notícias de Guimarães, desta feita de 09 de Setembro de 1956, "todos saíram desiludidos da Amorosa no passado Domingo. De facto, a exibição do Vitória não agradou a ninguém. O próprio treinador, nas impressões dadas aos jornais, colaborou na opinião geral."

A contribuir para tal malogro, a mudança de sistema de jogo "deveras diferente, com todas as suas consequências e adaptação de jogadores." Contudo, verdade seja dita, que o triunfo esteve perto de fazer sorrir os vitorianos. Benje, ainda na primeira parte, aos 26 minutos, colocou os Conquistadores a vencer. O balde de água fria chegaria a dois minutos do fim com o tento do empate gilistas por intermédio de Arménio, o que fazia com que se concluísse que "o Vitória apresentou-se como uma rede sem nós, onde as suas jogadas se desfaziam como se lhes faltasse aqueles pontos de ligação que guiam a boa ordenação."

O caminho era longo e, como se iria perceber, tortuoso e difícil...

 

Postagem Anterior Próxima Postagem