COMO SURGIU O SPORT CLUBE DE GUIMARÃES, EM "CASAMENTO" COM O ATLÉTICO, QUE HAVERIA DE DAR ORIGEM AO VITÓRIA...

Os inícios do Vitória foram novelescos e com necessidade de serem conjugados com outras agremiações que iam aparecendo na cidade.

Assim sucederia com o Atlético Sport Club, que o Ecos de Guimarães de 29 de Junho de 1924, anunciava nos seguintes moldes: "Atlético Sport Club: É este o título dum novo club em organização na nossa cidade. Os seus organizadores, animados do mais alto espírito sportivo, pretendem constituir um grupo onde todos os ramos do sport tenham a sua prática." Teria como primeiro presidente Afonso da Costa Guimarães, mas não conseguiria afirmar-se na sua plenitude. Aliás, terá ajudado a que o desenvolvimento do outro clube já existente na Cidade Berço fosse cerceado durante algum tempo, o que levou à necessidade de tentar-se arranjar uma solução.

Assim, no início do ano de 1926, seria encetada na imprensa uma campanha para a fusão do Vitória com o Atlético, atento o facto de tal possibilitar um maior desenvolvimento do desporto da cidade, já que o entusiasmo das primeiras horas estava a arrefecer, pelo que era necessário reunir todos os elementos que amassem e quisessem fazer prosperar a prática do jogo.

Seria, assim, o assunto levado à Assembleia-Geral de ambas as agremiações e, em ambas, aprovadas as bases da fusão apresentadas pelas respectivas direcções. E tal levou à notícias que ilustra as presentes linhas, proveniente do Comércio de Guimarães de 26 de Janeiro de 1926 e que dizia que "devem ter terminado lamentáveis rivalidades entre dois grupos esportistas vimaranenses, pois que houve a fusão dos mesmos, ficando só um grupo, destemido e valente." Grupo esse que era o Sport Club de Guimarães, sendo que o jornal A Razão de 06 de Maio de 1926, informava que "é no próximo Domingo que se desloca a esta cidade o grupo da Promoção Luso Atlético Club que vem jogar com a 1ª Categoria do Sport Club de Guimarães."

Porém, passados uns meses, por razões de conveniência para a inscrição nas competições da AF Braga, segundo se alega nas obras consultadas, ressurgira, novamente, nome que, ainda, hoje nos afaga a alma e dá-nos arrepios na espinha: Vitória Sport Clube.

Postagem Anterior Próxima Postagem