COMO OS VITORIANOS, OLHAM PARA O XICO COMO UMA REFERÊNCIA DA CIDADE...

Em Guimarães, como bem sabemos, a maior bandeira é o Vitória.

Símbolo maior de uma cidade, bandeira capaz de a levar longe...

Porém, nos dia que correm, a maioria dos adeptos do Clube do Rei acompanhará com interesse os resultados do Xico Andebol. Muitos deles, serão sócios do emblema que equipa de azul e amarelo, usando o chavão do biclubismo nesses dois emblemas: o Vitória e o Xico, outrora conhecido como Desportivo Francisco de Holanda.

Fundado a 08 de Dezembro de 1942 por um grupo de estudantes da, então, Escola Comercial e Industrial de Guimarães, teve uma missão de protesto. Tal passava por contestar as medidas do director da escola que nem sempre emprestava os equipamentos para participar nos torneios inter-escolas.

Começaria, assim, pelo futebol, algo que sofreu um rombo, quando venceu um título regional de juniores ao Vitória. Na verdade, depois desse momento, os clubes entrariam num período de conflitualidade, que levou a que se os escolares deixassem de utilizar as instalações vitorianas.

Assim, o clube procuraria recorrer a outras instalações como nas Taipas, para nos anos 60 abraçar, definitivamente, a prática do andebol que tornar-se-ia a modalidade identitária do clube. Curiosamente, muito dos seus atletas, nessa altura eram provenientes da outra escola secundária da Cidade, o Liceu.

Apesar de ter-se tornado numa referência da modalidade em Portugal, com especial realce na formação, no Xico praticaram-se modalidades como o voleibol feminino (impulsionado pela mulher do antigo jogador vitoriano, Caiçara), ciclismo, entre outras. Porém, o ambiente dos grandes jogos de andebol, no seu pavilhão, inaugurado a 01 de Dezembro de 1989, será sempre algo de inebriante, de inesquecível.

Porém, nem tudo foram rosas. Em 2009, o Francisco de Holanda teve de ceder os seus direitos desportivos ao Clube Desportivo Xico Andebol, que, no ano seguinte, venceria a Taça de Portugal frente ao Sporting. Um momento alto de um clube que de, há 80 anos para cá, é uma das referências do desporto vimaranense e berço de muitos atletas internacionais, em especial no andebol.

Um símbolo que caminha em conjunto com o Vitória... merecedor de todo o respeito e carinho pelos adeptos do Clube do Rei.

Postagem Anterior Próxima Postagem