COMO O VITÓRIA SURPREENDEU O PAÍS, AO BATER UM QUASE IMBATÍVEL SPORTING NO SEU COVIL...

Aquela temporada de 1950/51 não corria bem aos Conquistadores...

Com efeito, até aquela décima primeira jornada, o Vitória longe da sua Amorosa havia conquistado, apenas, dois empates nas casas do Oriental e da Olhanense, o que levava a que os comandados de Janos Biri andassem pelos lugares mais fundos da tabela.

Por isso, naquele dia 26 de Novembro de 1950, em deslocação ao, então, quase imbatível Sporting que nos dez jogos anteriores tinha somado nove triunfos e um empate, não se esperava um grande momento para os Conquistadores.

Porém, a história vitoriana será sempre feita de superação e de inesquecíveis e deliciosos momentos de surpresa. Nesse dia, a alinhar com Silva; Cerqueira, Francisco Costa, Vieira; Rebelo, Martim Magalhães; Alcino, Fernando Mota, Machado, José Brioso, Alcino e Mota, a tragédia pareceu iminente. Na verdade, o "Sporting dos Violinos", nos cinco primeiros minutos, marcaria dois golos, fazendo antever que a tarde seria tormentosa para os jogadores vitorianos.

Puro engano! A equipa manteria o rumo e o norte e, surpreendentemente, ainda, antes do intervalo empataria a partida graças ao bis de Alcino. O Vitória ganhava uma inesperada vida, que, ainda, teria mais força com o tento de Brioso na segunda parte. Depois, seria sofrer, guardar uma inesperada vantagem com todas as forças para fazer o país abrir a boca de espanto... O imbatível Sporting que chegava à contenda com nove triunfos e, apenas, um empate em casa do Oriental, caía com estrondo.

Como escreveu o Comércio de Guimarães de 01 de Dezembro de 1950, "o inesperado mas justo triunfo dos Vitorianos em Lisboa, vencendo o Sporting, causou satisfação na Cidade, que deu largas ao seu regozijo." No final da partida, o treinador, Janos Biri, seria levado em ombros pelos seus jogadores, numa clara manifestação dos méritos do treinador no êxito alcançado.

Tal levou a que "os jogadores do popular Clube vimaranense foram recebidos em Guimarães, pela sua Direcção e por muitas centenas de desportistas que quiseram, com a sua presença e aplauso, manifestar-lhes o seu regozijo e dizer-lhes que confiam no seu desportivismo e acção."

Mais do que isso, esse inesperado momento haveria de ser determinante na manutenção da equipa no escalão maior, mas isso já será motivo para outra história.

Postagem Anterior Próxima Postagem