sábado, 5 de outubro de 2024

COMO, NO PRIMEIRO ENCONTRO ENTRE OS ETERNOS RIVAIS NA PRIMEIRA DIVISÃO, O VITÓRIA FOI SUPERIOR...

O dia 08 de Fevereiro de 1948 é histórico para os Clássicos do Minho, Com efeito, foi nesse dia que, na Amorosa, os eternos rivais encontraram-se pela primeira vez numa partida a contar para a Primeira Divisão Nacional. Assim, percebe-se do papel dominante, por esses anos, do Vitória na região minhota, pois chegou à primeira divisão cinco anos antes que o oponente bracarense.

Assim, nesse dia, com Alfredo Valadas ao leme, o Vitória entrou em campo com Machado; Ferreira, Costa; Luciano, Curado, Garcia; Tarugo, Rebelo, Brioso, Miguel e Frankim. Como escreveu o Notícias de Guimarães com data de 15 de Fevereiro de 1948, "os despiques futebolísticos entre vimaranenses e bracarenses constituíram desde sempre motivo de grande atracção, arrastando a presenciá-los uma multidão apaixonada, vinda de todos os pontos da província."

Na verdade, a Amorosa apresentava uma moldura humana considerável, já que o "campo do Vitória pejado de adeptos do Desporto-Rei, os quais incitaram entusiasticamente os seus favoritos, mas souberam manter uma compostura digna de registo e de todo o louvor.” Realce, ainda, para o facto de, segundo o cronista, "Braga mandou-nos com o seu representante uma numerosa e aguerrida falange de apoio, mas os vimaranenses também souberam ser pródigos no dispêndio de aplausos e incitamentos aos seus rapazes, não os abandonando um só momento..."

Um verdadeiro espectáculo dentro de uma "luta que se apresentou extremamente emotiva, tendo jogadores e assistentes vivido mais depressa e o maior número de vezes possível à zona de perigo adversária, ponde em sobressalto constante a sua defesa." Porém, seriam os arsenalistas a abrirem o activivo graças a um golo de Diamantino. Contudo, Tarugo aos 29 minutos, empataria a partida, entrando na história...tornava-se o primeiro jogador vitoriano a marcar um golo num Clássico do Minho disputado no principal campeonato português.

Seria o início da confirmação da superioridade vitoriana, que na segunda parte, graças aos golos de Franklim e de Brioso na segunda parte. "O Vitória levou merecidamente de vencido o seu velho rival. Os seus homens - todos eles - lutaram desde o princípio ao fim com insuperável vontade... " Porém, naquela tarde ressaltaria "a brilhante actuação de Miguel, Franklim, Costa e Curado, na verdade todos em tarde de boa inspiração."

O Vitória vence o primeiro jogo entre as duas equipas disputado no escalão maior do futebol nacional...

Sem comentários:

Enviar um comentário

COMO A DIRECCÇÃO VOLTOU ATRÁS NO SEU PEDIDO DE DEMISSÃO, GRAÇAS A UM ÓRGÃO DE APOIO, E COMO (COMO TANTAS VEZES TEM SUCEDIDO) O VITÓRIA SAIU FORTEMENTE REVITALIZADO APÓS UMA CRISE!

O jornal Comércio de Guimarães de 26 de Maio de 1950 trazia o anúncio. Iria decorrer uma Assembleia-Geral "afim de ser apreciado o pedi...