COMO CARRAÇA VIVEU A SUA TARDE DE GLÓRIA EM GUIMARÃES...

Praticamente todos conhecerão António Carraça... o comentador/apresentador do Canal 11, que tantas vezes nos entra por casa dentro, através dos programas da referida estação e que representou os Conquistadores durante duas temporadas.

Diga-se, desde já que a sua vinda para o Vitória fundamentou em outra tarde de glória, quando na anterior temporada, comandara o modesto Sacavenense a bater o Vitória, num dos maiores choques vitorianos na Taça de Portugal...e que muitos, ainda, hoje, recordarão. Ficou de imediato em Guimarães, ainda que o esplendor que se lhe augurava jamais fosse confirmado.

Carraça não terá sido feliz no Berço da Nação. Mas, terá vivido a sua maior glória enquanto atleta do Vitória naquela tarde de 13 de Fevereiro de 1982, quando os Conquistadores, treinados por Pedroto, receberam o Benfica do húngaro Lajós Baroti.

Naquele dia, conheceu a glória. Com o Vitória a alinhar com Damas; Ramalho, Tozé, Barrinha, Murça; Nivaldo, Abreu, Jeovah; Pedroto, Joaquim Rocha e Carraça, assistiu-se no Municipal, segundo o Notícias de Guimarães, "a uma partida de muito brilho, já que ambas as equipas se bateram pelo melhor resultado, com predominância para o Vitória que atacou mais."

Seria o golo do herói destas linhas, no início da segunda metade, a decidir o jogo, ainda que para o Povo de Guimarães, "o técnico, José Maria Pedroto, teve enorme influência no resultado obtido, pois, quanto a nós, usou um sistema táctico adequado em função dos jogadores disponíveis que possuía e ao temível adversário. Aliás, sistema táctico cumprido com vasta eficácia que muito dignifica e valoriza os homens do conjunto vitoriano."

O Vitória cimentava o seu quarto posto, graças a um dos quatro golos que Carraça apontaria no clube, numa temporada em que só disputou cinco partidas, para depois cumprir um périplo longe dos altos voos que se lhe auguravam. Quarto posto final que seria o obtido no final do campeonato e que não daria apuramento europeu...por causa do eterno rival que se classificara em sétimo ter atingido a final da Taça de Portugal.

Postagem Anterior Próxima Postagem