COMO AQUELE TRIUNFO SOBRE O BENFICA, SERVIU PARA CONTRABALANÇAR UM DIFÍCIL ANO FRENTE AOS MAIS TITULADOS

Na fotografia apresentamos o avançado Miguel, um dos heróis daquela tarde de 21 de Março de 1954.

Aquela temporada de 1953/54 foi deveras difícil para o Vitória quando enfrentou os mais titulados do futebol português, sendo goleado no Porto (10-0), em casa com o Sporting (1-5), fora em Alvalade (5-0) e na Amorosa perante os Dragões (2-1). Salvaram-se os jogos com o Benfica, com o Vitória a conquistar o primeiro ponto de sempre em casa dos encarnados e a ser capaz de viver um dia inesquecível quando recebeu o conjunto lisboeta na "sua" Amorosa.

Nesse dia, os comandados de Cândido Tavares, a alinharem com Silva; Cesário, Cerqueira, Queiroz; Rebelo, José da Costa; Lara, Silveira, Caraça, Rola e Lara, foram "mais afortunados e expeditos", como escreve o Notícias de Guimarães da data, realizando "uma das melhores partidas, empregando-se ao máximo dentro duma disposição táctica que surtiu plenamente, mercê do sacrifício com que foi por todos executada."

Até que se chegou às imediações do minuto 30 da partida, quando Caraça abriu o activo, num "momento que já era esperado" tal o domínio vitoriano.

Porém, logo no início da segunda parte, os encarnados empatariam a contenda... mas por pouco tempo! "A partir de então, os vimaranenses manifestaram o seu maior querer, criando sucessivamente três oportunidades de golo e conseguindo-o aos dez minutos Miguel, após passe de José da Costa, numa jogada em que a defensiva contrária - com o guardião um pouco adiantado para melhor interceptar o cruzamento - foi batido de surpresa."

Assim, haveria o jogo de chegar ao fim, "com a impressão que o Vitória havia vencido brilhantemente um digno opositor". Naquele ano, os Conquistadores não dariam abébias ao adversário encarnado, saindo invictos dos confrontos com este, ao contrário do que sucedeu, como já vimos, com os outros conjuntos mais fortes do futebol nacional.

Postagem Anterior Próxima Postagem