COMO AQUELA DERROTA COM O BENFICA, FEZ DESENCADEAR UM DRAMÁTICO APELO PELA SALVAÇÃO DO VITÓRIA...

Aquela temporada de 1949/50 foi um verdadeiro suplício...

Um suplício que teve fim na derradeira jornada frente ao Estoril, com o apoio dos adeptos do eterno rival que deslocaram-se a Guimarães para apoiarem o conjunto vitoriano.

Porém, antes disso, tocaram sinos a rebate com medo da descida.

Na verdade, após uma derrota por cinco bolas a três na Amorosa, com o Benfica, em que os Conquistadores alinharam com Silva; Ferreira, Costa; Magalhães, Cerqueira, Miguel; Franklim, Rebelo, Brioso, Custódio e Melo, tudo pareceu ficar demasiado preocupante para a equipa.

Com efeito, como escreveu o Notícias de Guimarães de 12 de Março de 1950, "apesar do esforço dos seus homens e o anseio premente dos seus adeptos" a verdade é que "sobre os nossos paira a acabrunhante ameaça de descida à Segunda Divisão" Porém, diga-se que "deste encontro o Vitória não saiu diminuído", apontando três golos com um bis de Custódio e outro de Magalhães... sofrendo, porém, cinco o que o fez cair nos lugares de despromoção.

Tal levou a que no jornal consultado fosse realizado um curioso apelo, em que se dizia que "aqueles vimaranenses que afirmam não sentirem pesar se o Vitória for forçado a deixar a honrosa posição que há cerca de dez anos ocupa no primeiro plano do futebol nacional, sempre queremos lembrar que se tal acontecer - e longe vá o agoiro - a terra onde nasceram dificilmente poderá orgulhar-se de oferecer espectáculos como o de Domingo.

(...)

O homem só tem a verdadeira noção do que a saúde vale, quando esta lhe falta. Se amanhã o nome de Guimarães for riscado do número de terras das grandes competições desportivas, o pesar e o arrependimento de todos os vimaranenses será então coisa certa.

Mas será, demasiadamente tarde.

Portanto, tudo pelo Vitória, que ainda é tempo!"

E seria, de modo, quase miraculoso... mas isso será outra história!

Postagem Anterior Próxima Postagem