O Vitória surgiu em 1922.
Mas, antes disso, já se jogava futebol em Guimarães, até pelo facto de, como já escrevemos, no Regimento de Infantaria 20, aquartelado no Paço dos Duques de Bragança, disputar aguerridas partidas.
Porém, segundo Santos Simões, no seu livro "Futebol Vimaranense: Das Origens aos Estádios", o jogo terá chegado à cidade em finais do século XIX. Provavelmente, como na maioria das cidades europeias, terá sido trazido por ingleses, ainda, por cima, a cidade vimaranense ter uma pujante indústria têxtil que necessitava desses engenheiros anglo-saxónicas para funcionar, em especial a Companhia de Fiação e Tecidos de Guimarães, mas também da central eléctrica United Light and Power Supply Cº Ltd.
Porém, os primeiros registos da existência de partidas do desporto-rei, são referentes aos anos de 1913/14, sendo as fotografias que apresentamos, retiradas do Livro dos 100 anos da AF Braga e do Desporto em Guimarães - Dos Primórdios à Actualidade, dessa data.
Assim, segundo o jornal Alvorada de 13 de Março de 1913, " Foot-Balle Grupo Vimaranense - o Capitão do 2º Team pede a comparência de todos os seus jogadores (...) pelas 8 horas precisas, no Court d' Athouguia, para um desafio que se realiza com o 1º team do mesmo grupo." Refira-se, ainda, que tal seria a primeira casa do Vitória, apesar de tal suscitar muita contestação pela perturbação que ia causando.
Além deste, as escolas já iam-se organizando para disputar partidas de futebol. Bastará recorrer ao Comércio de Guimarães de 31 de Março de 1914, em que alude "a que na Quinta-feira passada, no Campo d'Athouguia, realisou-se um desafio de foot-ball entre o 3ºteam do Internato Municipal e o 2º da Escola Académica."
Era o início de uma das paixões dos vimaranenses, mesmo ainda antes da fundação do Vitória, bastando recorrer ao jornal A Sentinela de 26 de Novembro de 1916 que dizia que existia" grande enthusiasmo para assistir ao desafio de Foot-ball, que brevemente se vae tramar entre os alunos do Internato Municipal e da Escola Académica."
O prazer de assistir a uma partida de futebol ia disseminando-se, a ponto do Ecos de Guimarães de 21 de Janeiro de 1917 noticiar a realização de outra partida entre o internato Municipal e da Escola Académica, vencendo os primeiros por seis bolas sem resposta.
Eram os primeiros passos para se criar um clube a sério em Guimarães... tal haveria de suceder uns anos depois mas isso será outra história!