Hoje, Carlo Ancelotti entrou na história ao vencer pela quinta vez a Liga dos Campeões. O treinador do Real Madrid tem uma verdadeira história. de amor com as provas europeias, destacando-se pelo êxito que nelas tem obtido, primeiro como jogador e agora como treinador.
Porém, este caminho começou de modo infeliz para ele...e muito feliz para nós, vitorianos!
Estávamos no início da temporada de 1996/97 e, em sorte, nas competições europeias, na Taça UEFA, aos Conquistadores calhara o Parma. Um desafio de dificuldade elevada...em que o favoritismo estava do lado do clube italiano, candidato a vencer o scudetto e a Taça UEFA.
No banco dos italianos, a orientar uma super-equipa estava Carlo Ancelotti, no seu primeiro grande desafio como treinador, depois de uma extraordinária carreira como jogador.
Contudo, Carlo nessas duas noites levou dois banhos tácticos de Jaime Pacheco. Na primeira mão nunca conseguiu neutralizar a frieza vitoriana, condimentada com a frieza de Gilmar num golo que abriu as portas da esperança. Na segunda levou um estonteante banho de bola, em que os golos de Paneira e de Ricardo Lopes souberam a pouco atendendo à qualidade que os Conquistadores demonstraram, mas souberam a muito atendendo à eliminação da equipa transalpina.
Nessa noite, Ancelotti começou uma carreira que fez dele o treinador com mais triunfos na Liga dos Campeões...com Guimarães e o Vitória sempre atravessados!