COMO ALGUNS EPISÓDIOS NO PRIMEIRO CAMPEONATO DISTRITAL EM QUE O VITÓRIA PARTICIPOU, DEMONSTRAVAM A IDADE DA INOCÊNCIA EM QUE AINDA SE VIVIA...

Na fotografia apresentamos uma notícia absolutamente histórica.

Com efeito, no jornal A Razão de 05 de Outubro de 1923, informava-se que "Segundo nos consta, o Victória Sport Club, que se destina muito principalmente à cultura do foot-ball, acaba de se filiar na Associação de Braga, tencionando disputar a 1ªcategoria do Campeonato do inho. Do valor incontestável dos seus jogadores, justo é esperarmos uma boa classificação no dito torneio, o que muito honrará o sport vimaranense."

Ora, tratava-se de uma notícia histórica, já que, em poucas linhas, dava-se a saber que o Vitória tinha-se filiado na AF Braga, pretendendo disputar o Campeonato do Minho.

Assim, um dos momentos mais marcantes do Vitória haveria de ocorrer a 04 de Novembro de 1923, altura em que a equipa disputou o seu primeiro desafio competitivo, para o campeonato distrital que se houvera inscrito um mês antes. Frente ao Braga Sport Clube, a equipa vitoriana seria derrotada por duas bolas a uma, numa contenda que para o jornal A Razão de 09 de Novembro desse ano foi "interessantíssimo pelo bom jogo que nele se fez" e que "veio mostrar à evidência o valor inegável da equipe vimaranense." Porém, a ajudar à primeira derrota vitoriana, o facto de "o Team do Victória jogou somente com dez jogadores, porque por um lamentável e indesculpável engano só 10 equipes seguiram para Braga e o árbitro se opôz a que jogasse qualquer jogador sem ir devidamente uniformizado." Eram os tempos do amadorismo, da aprendizagem e o primeiro jogo oficial do Vitória ficaria marcado pelo esquecimento de um equipamento, que fez a equipa entrar em campo com menos uma unidade.

Seguia-se o segundo jogo contra o eterno rival, o SC Braga. Uma partida em que, como escreveu o jornal a Razão de 16 de Novembro de 1923, "devido a um desarranjo que teve nas Taipas o camion que levava os jogadores vimaranenses, estes não puderam comparecer à hora oficial do desafio, porque foi marcada uma vitória ao Sporting." Assim, depois da rábula dos equipamentos, seguiu-se um desaire por falta de comparência pela avaria do transporte dos jogadores, o que fez com que quando os jogadores chegaram à cidade vizinha "jogaram um desafio conta o 1º team do Sporting." Apesar de ser a feijões, já que o desaire já houvera sido averbado, o Vitória perderia por duas bolas a zero, ainda que, contou quem viu a equipa vimaranense tivesse dado boa conta de si.

O primeiro campeonato seria, assim, uma experiência enriquecedora destinada a aprender e a combater o amadorismo... o Vitória dava os primeiros passos e procurava afirmar-se no panorama do futebol distrital

Postagem Anterior Próxima Postagem