COMO MACHADO, SEM CONTAR, TORNOU-SE TITULAR DO VITÓRIA, GRAÇAS A UMA OUSADIA DE ALBERTO AUGUSTO, PARA NÃO MAIS PERDER O LUGAR...

António Machado foi o icónico guarda-redes vitoriano da década de 40 do século passado.

Substituto do inesquecível Ricoca, ascendeu a titular da primeira equipa quando menos esperavam, tal como confessou em entrevista à revista Stadium de 07 de Janeiro de 1948. Com efeito, a equipa, no seu ano de estreia na Primeira Divisão, vinha de cinco derrotas consecutivas, com uma média de mais de 4 golos sofridos por jogo.

Como confessou a essa publicação, "não era eu que estava convocado para o jogo, mas à última hora Alberto Augusto incluiu-me na equipa." Uma aposta num homem que assumiu que tal escolha deixou-o preocupado, pois "não só porque era a primeira vez que jogava em Lisboa, como pelo nome do adversário."

Com efeito, por aqueles anos, o nome do Belenenses impunha o máximo respeito, por isso havia que estar com a máxima atenção e "criei confiança em mim mesmo que é a base dos meus triunfos."

O jogo, esse, correria de forma feliz para os Conquistadores, com Laureta, pouco antes, do intervalo a apontar o golo vitoriano. Golo esse que poderia ser o sinónimo da quebra do ciclo de derrotas consecutivas, sendo que a três minutos do final da partida existiu um lance que poderia ter mudado a história do jogo e, quem sabe, a carreira do guardião vitoriano:

" - Quando acabei o desafio, três minutos depois de ter defendido um penalty bem botado por Feliciano que o atirou para o melhor sítio - canto superior - estava completamente exausto."

A partir desse momento "passei a guarda-redes efectivo do Vitória. Parece-me que Alberto Augusto deve ter ficado satisfeito com a ousadia de me fazer alinhar - como ele lhe chamou."

E, assim, a denunciar a sua grande especialidade, a defesa de grandes penalidades, apresentar-se-ia no futebol português, abrindo uma década que conheceu inúmeros e deliciosos episódios, como a defesa de duas grandes penalidades num desafio contra FC Porto... mas isso será outra história!

Postagem Anterior Próxima Postagem