Estávamos na temporada de 2016/17...
Aos juniores vitorianos, chegava, proveniente dos franceses do Saint-Étienne, um jovem extremo cheio de ambição. Era Elias Achouri, que, desde logo assumiu a vontade de chegar à equipa principal dos Conquistadores.
Depois de uma primeira temporada de adaptação, explodiria na segunda, apontando dez golos, o que o levou a prolongar o seu vínculo contratual, apesar de, supostamente, estar a ser cobiçado pelo Benfica e pelo FC Porto.
Todavia, a vontade de chegar à equipa principal nunca haveria de chegar. Faria mais duas épocas, divididas entre a equipa B e o, então existente, conjunto de sub-23, para recebermos a notícia que tinha sido cedido a título definitivo ao Estoril.
Nos canarinhos, também, não se conseguiria afirmar, acabando, inclusivamente, por ter de cumprir um período de tirocínio no Trofense. Percebeu, por isso, que tinha de mudar de ares e acabaria por surgir na Dinamarca, com as cores do Viborg.
Aí, explodiu definitivamente ao ponto de ser contratado pelo FC Copenhaga, um dos melhores clubes do país por 3 milhões de euros e merecendo a seguinte apreciação de Peter Christiansen, o director desportivo do clube: "- Consideramos Elias um dos mais importantes e interessantes jogadores do campeonato". Por sua vez, o treinador Jacob Neestrup, que ainda o orienta no clube, referiu tratar-se de "um jogador de topo e que com o seu talento no um contra um pode ser decisivo. Além disso, marca golos e tem também a capacidade de assistir os seus colegas."
Tornou-se, assim, numa das figuras da equipa, o que o fez resolver a dúvida que tinha quando chegou a Guimarães e que passava por saber se, em caso de ser chamado, deveria representar a selecção francesa, onde nasceu, ou a tunisina, terra dos seus pais.
Será a representar esta última que deverá estar no próximo Campeonato Mundial... mas, antes disso, continua a brilhar no seu clube e, em especial, na Liga dos Campeões. Hoje, em Villarreal, marcou um dos golos com que a sua equipa afundou o "Submarino Amarelo", ajudando-a a conseguir um dos resultados mais interessantes da presente jornada da prova mais glamourosa do futebol europeu.
Poderia ter sido feliz no Vitória...
