Será daqueles troféus conquistados pelo Vitória que terão caído no esquecimento.
Porém, a I Taça dos Trabalhadores Portugueses, também conhecida por Torneio Internacional de Chartres, disputada em França, em 1979, merecia destaque nas brochuras publicadas pelo clube Conquistador na década de 80, sendo inclusivamente referido ter-se tratado dos momentos mais altos da existência do clube.
Um troféu que, inclusivamente, terá gerado, quase, uma rebelião na equipa, pelo facto de se disputar durante a Páscoa, o que levava a que os jogadores discordassem do prémio de 6 contos estabelecido pela Direcção, fazendo finca-pé para que o mesmo fosse de 8 e ameaçando em não viajarem até ao país do Hexágono. O presidente Gil Mesquita haveria de resolver a situação, mas a conversa que manteve com o plantel ajudou a agudizar a relação com Mário Wilson, tornando-a ainda mais difícil do que já era até ao desenlace final.
Porém, naquele torneio integrado na Festa dos Emigrantes, a comitiva vitoriana soube portar-se a preceito. Assim, "pôde dar testemunho das manifestações de alegria verificadas não só no decorrer dos encontros efectuados, mas também durante a estádio." Na verdade, o Vitória foi merecedor do "carinho de milhares de emigrantes portugueses de entre os quais se destacaram naturalmente os da região de Guimarães e muito mais especificamente aqueles que são adeptos da equipa acompanhando lá ao longe os seus triunfos e as suas vicissitudes."
A ajudar a essa alegria, o facto da equipa ter sido capaz de vencer o torneio, mas também ter arrecadado mais três troféus: o do guarda-redes menos batido, atribuído a Melo, o do 1º golo na prova para Ferreira da Costa e de melhor marcador que ficou na vitrina de Mundinho.
Assim, depois de ter vencido o Tours, que era o terceiro classificado da Segunda Divisão Francesa na altura, por duas bolas a zero, com golos de Ferreira da Costa e Mundinho, venceria na final o Paris FC com um golo solitário do avançado brasileiro que já facturara no primeiro jogo.
O Vitória, depois da polémica antes da partida, era capaz de levar o nome do clube, mas também, da cidade bem longe...
