COMO AQUELE JOGO, QUE JÁ POR SI ERA SUI-GENERIS, AINDA MAIS O FOI POR CAUSA DE ALGO MUITO INESPERADO...

Estávamos a disputar a temporada 2020/21, aquela em que, fruto da covid 19, os adeptos encontravam-se arredados das bancadas, apenas, podendo assistir às partidas pela televisão.

Porém, se estes encontravam-se afastados, os fenómenos atmosféricos, esses, podiam fazer das suas e entrarem livremente nos recintos. Naquela tarde de 16 de Janeiro de 2021, data em que os Conquistadores deveriam receber o Farense, em partida a contar para a 14ª jornada do nacional maior, o gelo, decorrente do frio que se abatera sobre a Cidade Berço, foi o actor principal. Ao ponto de impedir a realização da partida!

Na verdade, a grossa camada deste no relvado junto à baliza Sul do estádio D. Afonso Henriques levou a um curioso espectáculo com funcionários e directores vitorianos a picarem-no, enquanto outros usavam do método mais tradicional para a sua remoção...atirando-lhe baldes de água, perante o olhar do presidente vitoriano, Miguel Pinto Lisboa.

Porém, trinta minutos após a hora aprazada para o início da partida, que deveria ocorrer pelas 18h00m, o árbitro Fábio Veríssimo, nomeado para a partida, como escreveu o sítio Guimarães Digital, "voltou ao tapete verde na companhia dos seus auxiliares e do delegado da Liga. Uma vistoria acompanhada também por vários responsáveis vitorianos, entre os quais Flávio Meireles e Cosme Machado. Confirmada a ideia de que não havia condições para a realização do jogo, os dirigentes dos dois clubes foram informados do adiamento para domingo, às 18 horas."

A partir desse momento, tudo se tentou para que no dia seguinte, o relvado estivesse em condições para o desafio. Deixou-se mesmo uma estufa ligada na zona mais afectada a dar calor directo para o local mais crítico.

Todavia, tal não seria possível, com o Vitória a anunciar o fracasso com uma mensagem no Instagram que dizia "Relvado condicionado pelo gelo adia o jogo Vitória SC-SC Farense, ficando assim com data por definir", algo que foi confirmado pelo árbitro quando "ao testar uma área do relvado entre as bancadas sul e nascente do Estádio D. Afonso Henriques e uma outra área entre as bancadas sul e poente, o juiz da Associação de Futebol de Leiria deslizou, mostrando que o relvado estava ali escorregadio." De imediato, chamou os capitães de equipa (André André pelo Vitória e Ryan Gauld pelo Farense) e comunicar-lhes-ia que o jogo teria de ficar adiado sine die.

Seria, rigorosamente, passado um mês, a 17 de Fevereiro de 2021, que a partida se haveria de disputar. Numa noite igualmente gélida, até pelas bancadas completamente despidas, o Vitória entraria em campo com Bruno Varela; Sacko, Mumin, Jorge Fernandes, Mensah; Pepelu, André André, Miguel Luís; Marcus Edwards, Óscar Estupiñan e Rochinha, para adiantar-se no marcador, logo, aos 14 minutos por intermédio do médio defensivo espanhol Pepelu. Porém, a noite seria de dificuldades com o conjunto algarvio a igualar, ainda que ao intervalo o Vitória já estivesse a vencer, pois como escreveu o portal Zerozero, "Edwards apareceu no jogo e logo para ser decisivo. Depois de avisar uma vez, na segunda vez mesmo um golo bem à sua maneira. Procurou o espaço da direita para o meio e rematou para o primeiro poste, sem hipótese para Defendi."

Todavia, naquele período da época, a Lei de Murphy poderia ser aplicada ao Vitória, com tudo aquilo que podia correr mal a correr ainda pior. Já depois do vimaranense Alex Pinto ter sido expulso, uma terrível desatenção haveria de custar dois pontos à equipa treinada por João Henriques. "Ninguém atacou um lançamento direito à área e Nikola Stojiljkovic, esquecido na área, apareceu para empatar a partida."

Pese os derradeiros esforços vitorianos, a partida que deveria ter sido disputada um mês antes, numa altura em que a equipa estava no apogeu da sua forma, acabaria empatada... somando os Conquistadores a quarta partida consecutiva sem triunfar e adensando uma crise que culminaria com o despedimento de João Henriques. Mas isso, já serão outros capítulos...


 


 

Postagem Anterior Próxima Postagem