Estávamos no arranque para aquela temporada de 1979/80.
A jornada inaugural para o Vitória, nesse exercício orientado pelo argentino Mário Imbelloni, levava-o a um apetecível desafio no estádio do Bessa, frente ao Boavista.
Assim, para a história ficou a equipa utilizada pelos Conquistadores nessa primeira etapa do campeonato, a 25 de Agosto de 1979: Melo; Ramalho, Manaca, Tozé, Gregório Freixo; Alfredo, Almiro, Festas; Ferreira da Costa, Joaquim Rocha e Vítor Manuel.
Contudo, nesse dia, com uma presença "notável" de vitorianos, como escreveu o jornal A Bola de 27 de Agosto de 1979, verificou-se a profecia do treinador do clube que "queixava-se da falta de homens de grande área na sua equipa", sendo que "o jogo do Bessa veio dizer que o mister vimaranense tinha razão."
Não obstante essa factualidade, "foi excelente a primeira parte do Vitória de Guimarães", que beneficiando da expulsão do axadrezado Eliseu que pisou Festas, dominou grande parte da partida, ainda que fosse incapaz de chegar ao ambicionado golo.
Ainda assim, Imbelloni considerada o empate como um resultado agradável, culpando a "fadiga natural devido à deslocação a Valladolid. Foram quase três jogos seguidos." de não ter conseguido triunfar. Era o início da temporada, em que a meio, Pimenta Machado iria assumir os destinos vitorianos!
