Será uma das passagens mais pitorescas da cidade...
A Rua Egas Moniz, anteriormente conhecida por Rua Nova, já foi dos locais menos nobres da cidade. Fruto das prostitutas e foras da lei que lá encontravam poiso, era olhada com desdém por quem não pertencia aquele espaço.
Tudo mudou, entretanto. Fruto da requalificação do centro histórico, tornou-se um poiso calcorreado por turistas, tendo merecido a honra de ter a primeira casa do projecto de requalificação urbana levada a cabo pela mão do Arquitecto Fernando Távora remodelada nos anos 80 do século passado. Foi, por isso, galardoada com o Prémio “Europa Nostra” em 1985, conforme comprova a placa colocada junto à porta de entrada, tornando-se num modelo e num marco simbólico para toda a política de intervenção no Centro Histórico que se seguiu por mais de uma década.
Numa casa da rua funcionou, também, desde então, o Gabinete Técnico Local, responsável ao nível técnico, pela reabilitação do Centro Histórico, culminando na candidatura a sítio Património Mundial da UNESCO, galardão alcançado em Dezembro de 2001.
Quem tem memórias da Rua "Nova" Egas Moniz?
