O VITÓRIA NUNCA CAMINHOU (MESMO) SÓ... OU COMO LEMBRAMOS O ÚNICO ADEPTO QUE APOIOU A EQUIPA NA PRIMEIRA VEZ QUE VIAJOU NAS COMPETIÇÕES EUROPEIAS!

Estávamos em Outubro de 1969.

O Vitória empreendia a sua primeira viagem europeia, rumo a Ostrava, para enfrentar a Banik em desafio a contar para a eliminatória inaugural da Taça das Cidades com Feira.

Depois de ter batido os, então, checoslovacos por uma bola a zero, graças ao golo de Carlos Manuel, o conjunto Conquistador rumou a paragens distantes com as bagagens carregas de sonhos europeus.

Na caravana portuguesa, para além dos jogadores e do staff, destacavam-se dois nomes. Falamos de Gomes Alves, proprietário da agência de viagens, ainda, hoje existente na Rua Gil Vicente e organizador da viagem e do único adepto que resolveu empreender a aventura de viajar até um país que se situava para lá da cortina de Leste e cujos vistos eram quase impossíveis de obter. Era Fernando Freitas e terá sido o único que naquele gélido estádio de Bratislava vibrou com o golo de Artur que garantiu a passagem à segunda eliminatória.

Em nenhum ponto do mundo, o Vitória caminhou só...

Postagem Anterior Próxima Postagem