A pretensão do Vitória poder disputar partidas nocturnas foi uma ambição que acompanhou a equipa durante largos anos.
Na verdade, tratou-se de uma luta de muitos e muitos anos, que foi concretizada em Setembro de 1987, quando foi inaugurado o sistema de iluminação numa partida particular frente ao Rio Ave, vencida com um golo do saudoso António Carvalho.
Porém, a estreia de jogos nocturnos ocorreu muitos anos antes. Mais, propriamente no Benlhevai, a 23 de Junho de 1934.
Assim, pelas 22h30m desse dia, como anunciava o prospecto publicitário do jogo, "pela primeira vez em Guimarãis: Sensacional desafio nocturno entre os grupos de honra do Clube Desp. Trofense e Vitória Sport Club." Numa noite inesquecível, antes da partida, pelas 21h00m ocorreram corridas de sacos, corridas de bicicletas, diversões e corridas com três pernas. No final da partida existiu um concurso de danças regionais.
Quanto ao jogo, o Comércio de Guimarães de 26 de Junho de 1934, escrevia que a "direcção do Vitória, que desde o início da sua gerência se tem revelado de uma actividade organisadora inultrapassável em associações congéneres, conseguiu realizar (...) pela primeira vez na nossa terra e uma das poucas vezes em todo o paiz, um desafio de futebol nocturno , entre o campeão distrital e o Grupo Desportivo Trofense."
Para que tal fosse possível, foram necessários "cinco potentes projectores e algumas centenas de lâmpadas iuminavam o campo, derramando a claridade precisa para os jogadores poderem actuar."
O Vitória acabaria por vencer por sete bolas sem resposta, sendo, apenas, de lamentar a reduzida assistência que não correspondeu às expectativas criadas com a organização do evento... porém, tratou-se de um momento para a história do clube!