sábado, 5 de outubro de 2024

COMO O VITÓRIA, EM DIA DE GRANDE EXIBIÇÃO, DEMONSTROU ESTAR A CAMINHO DA MELHOR CLASSIFICAÇÃO DE SEMPRE ATÉ AQUELE MOMENTO...

O cartoon da revista Stadium não deixa enganar.

Até à data, aquela temporada de 1948/49 haveria de ser a melhor da história vitoriana, ao conquistar um belo sexto posto, apenas atrás dos quatro mais fortes do país na altura e do sensacional Estoril que a todos surpreendeu.

Nessa caminhada, os homens orientados por Alfredo Valadas conseguiram resultados interessantes como a goleada frente ao Estoril logo no início do campeonato, ou, ainda, os triunfos caseiros perante SC Braga, Belenenses ou FC Porto.

Aliás, a caminhada na Amorosa foi tão forte que o jogo contra o Benfica terá sido o melhor do campeonato, ainda que os Conquistadores não o tivessem conseguido vencer. Emparam a três, mas como legendava o cartoon "O Benfica mais uma vez não ganhou...para o susto!..."

Na verdade, a equipa vitoriana que entrou em campo naquele dia 31 de Outubro de 1948, composta por Machado; Ferreira, Costa; Armando, Curado, Jorge; Franklim, Miguel, Brioso, Custódio e Teixeira, beneficiou de um dia de grande acutilância ofensiva. Como escreveu a revista Stadium de 3 de Novembro de 1948, "o conjunto vimaranense, porém, conseguiu impressionar a defesa encarnada, contribuindo peara o desacerto do homem da baliza".

Um desacerto que começou logo quando Franklim abriu o activo, para no mesmo minuto, o 38, vitorianos e encarnados fazerem a bola beijar as redes, num momento futebolístico insano que colocou o Vitória à frente no marcador.

Assim, se chegaria ao intervalo. Na segunda metade, após o Benfica ter empatado, Franklim bisaria, o que não seria suficiente, já que o adversário igualaria a contenda a três.

Um jogo que, segundo a Stadium, "despertou o entusiasmo da numerosa assistência. O Vitória não é equipa de se deixar bater facilmente e seja qual fôr o adversário terá de jogar no seu campo o mais cautelosamente possível".

Nesse ano, os Conquistadores batiam o pé a qualquer adversário...

Sem comentários:

Enviar um comentário

COMO A DIRECCÇÃO VOLTOU ATRÁS NO SEU PEDIDO DE DEMISSÃO, GRAÇAS A UM ÓRGÃO DE APOIO, E COMO (COMO TANTAS VEZES TEM SUCEDIDO) O VITÓRIA SAIU FORTEMENTE REVITALIZADO APÓS UMA CRISE!

O jornal Comércio de Guimarães de 26 de Maio de 1950 trazia o anúncio. Iria decorrer uma Assembleia-Geral "afim de ser apreciado o pedi...