Antes de mais, pedimos desculpa pela péssima qualidade das fotografias.
Na verdade, estas serão as parcas fotografias de uma equipa que pouca ou nenhuma alusão teve na história vitoriana e cuja existência terá sido de dois ou três anos. O tempo, contudo, para empreender uma surpreendente digressão ao Zaire em finais de 1988, altura em que o mercado do país já houvera permitido ao clube descobrir talentos como N'Dinga, N'Kama, Basaúla e Kipulu.
Falamos da equipa de sub-21, constituída pelo Vitória na temporada de 1988/89, orientada por Walter Ferreira, o homem que tinha trazido para Guimarães os zairenses, e que tinha como missão dar espaço competitivo a jovens saídos do escalão de juniores e que por isso merecia o nome de "Centro de Formação" e que deveria actuar na Taça de Honra da Associação de Futebol de Braga.
Além disso, talvez pelas ligações do treinador ao país africano, empreendeu essa viagem que durou uma semana, segundo o Notícias de Guimarães de 02 de Dezembro de 1988. Tratou-se de uma digressão em que a equipa disputou dois jogos no Estádio Nacional do Zaire, perante 70 mil pessoas, o que "o que deixou os jovens jogadores do Vitória nada habituados a ambientes desta natureza" espantados.
O primeiro jogo esse seria disputado contra a anterior equipa de N'Dinga, o Vita Club, tendo o Vitória perdido por duas bolas a uma. Para a história ficou a equipa que entrou em campo: Sérgio; Baptista, Aquilino, Rui Rodrigues, César Vaz; Vinhas, Carlitos, Rui Filipe; José Fernandes, Décio António e Dito. Destaque nesta equipa para a presença do avançado do conjunto principal Décio, que já tinha mais dos 21 anos desejados.
A segunda partida, essa, seria disputada perante a selecção nacional do Zaire, actuando N'Dinga uma parte pela equipa do seu país e outra pelo Vitória. O jovem conjunto vitoriano sairia, novamente, derrotado por uma bola a zero.
À chegada a Guimarães, conta-nos o número seguinte do jornal
aludido que "a viagem ao Zaire fez rebentar a bomba. Walter Ferreira foi
suspenso das suas funções de técnico dos sub-21 (Centro de Formação do
Vitória." O seu lugar haveria de ser preenchido interinamente por Manuel
Machado que, entre outros jogos, venceu o Maria do Fonte por duas bolas a uma,
utilizando o seguinte onze: Rui Manuel; Alberto, Arone, Rui Rodrigues, Tozé;
Jorge Humberto, Pisco, Baptista; Dito, José Fernandes e João Carlos. Seguir-se-ia
Bernardino Pedroto ao leme da equipa!
Mas, isso já merecerá outra história! Fica, contudo, a recordação daquela
inesquecível viagem ao Zaire que, provavelmente, estava perdida nos confins da
centenária história vitoriana!