COMO MAIS UMA VEZ, VITÓRIA E OLHANENSE DEMONSTRARAM A AMIZADE QUE OS UNE DESDE AQUELE INESQUECÍVEL ANO DE 1942....

O Vitória sempre foi um clube de princípios bem vincados. Princípios que o fazem estar no desporto tendo em atenção as rivalidades, mas sabendo, acima de tudo, cultivar amizades, promovendo consensos.

Assim, não foi com surpresa que o jornal do clube de 30 de Junho de 1968, anunciava que "numa situação que se não é inédita, é pelo menos pouco vulgar, a Direcção do Clube dirigiu oportunamente a todos os clubes que baixaram da I à II Divisão e da II à III, mensagem de camaradagem e palavras de estímulo. “

Nesta mereceu especial destaque a enviada aos algarvios do Sporting Clube Olhanense, em que se lamentava a descida de divisão, mas "é nossa convicção de que o Sporting Clube Olhanense e a sua gente, possuem entre as suas virtudes aquelas que serão necessárias para um breve regresso ao escalão agora deixado - e é esse regresso que sinceramente lhe apetecemos, já na próxima temporada."

Tal atitude seria altamente apreciada pelos clubes visados, em especial no Sporting Clube Olhanense, um emblema que como os seus responsáveis reconheciam, haveria de ter a sua história para a eternidade ligada à vitoriana. Na verdade, ambos os clubes ascenderam pela primeira vez à Primeira Divisão na temporada de 1941/42, sendo que o primeiro jogo que disputaram nessa categoria foi entre eles, no Benlhevai, com o Vitória a triunfar por quatro bolas sem resposta. Assim, considerava o emblema algarvio que "este facto uniu todos os dirigentes, atletas e associados de ambas as colectividades, e sempre que, qualquer das duas passam por momentos alegres ou tristes, trocam-se mensagens, a demonstrar que os homens passam e os clubes ficam. É por isso, que publicamos com muito orgulho, um ofício que da dita colectividade nos chegou e que merece divulgação entre a massa associativa do nosso GLORIOSO."

Uma relação próxima que haveria de ter outros episódios. Na verdade, foi em Olhão que Manuel Cajuda, um adepto do clube algarvio, se estreou para levar a cabo o Regresso do Rei à Primeira Divisão em 2007... culminando essa caminhada num jogo em tom de festa... frente à Olhanense! E, Cajuda, depois de ter entrado na história vitoriana, haveria de rumar à sua terra natal para assumir a presidência de um emblema que não vive momentos de glórias como outrora!

Postagem Anterior Próxima Postagem