Aquela temporada de 1998/99 estava a ser uma desilusão...
Depois de, na anterior, o Vitória ter roçado o apuramento para a Liga dos Campeões, Quinito, que sucedera a meio do campeonato, Jaime Pacheco, resolvera partir para tentar prosseguir outros prazeres que achava que a vida tinha reservado para si.
Para o seu lugar, Pimenta surpreendeu meio mundo, escolhendo o sérvio Zoran Filipovic, que houvera estado no Campeonato do Mundo de França, como treinador adjunto da selecção do seu país.
Teve entrada infeliz com uma derrota a deixar marcar no Bessa, frente ao Boavista, para jamais se encontrar, pese embora a lauta e saborosa goleada ao eterno rival, SC Braga, por cinco bolas a uma. Duas derrotas consecutivas, no Marítimo e em Campo Maior, com exibições paupérrimas, haveriam de selar-lhe o destino, quando já houvera perdido a confiança dos adeptos, dos seus atletas e...principalmente de Pimenta, que percebera o erro cometido.
Com uma equipa que muitos diziam estar em fim de ciclo, que muitos diziam não ter pernas, Pimenta levou a cabo um retrocesso e chamou o treinador que, poucos meses antes, houvera-lhe garantido um terceiro lugar: Quinito.
O treinador, adepto confesso do futebol com toque de magia e de frases sonantes, dizia ter assumido a missão devido "à amizade com o presidente do Vitória. Um amigo de 30 anos e o próprio Vitória que fizeram-me voltar. Este era um ano que pensava viajar, navegar, governar barcos, fazer coisas que nunca fiz. Mas apareceu o convite do doutor Pimenta Machado e como o Vitória também me diz muito, não pude dizer que não. Só este clube e o seu presidente traziam-me de volta ao futebol."
Haveria de enfiada de proferir uma frase que haveria de ficar na história ao referir que "cara de empate em casa é mau. Os jogadores têm de voltar a gostar de olhar-se ao espelho, fazer a barba e chegar gel ao cabelo..."
Essa auto-estima colocaria o Vitória na disputa pelos lugares europeus, até aquele famigerado jogo em Alverca, em que uma derrota por duas bolas a uma, significou que aquele Vitória de Quinito morria na praia no que tangia a um quinto apuramento europeu consecutivo...