A ESTREIA DE VAN DER SAR EM GUIMARÃES E DE UM TAL DE SEEDORF NA HOLANDA


 

Estávamos na segunda eliminatória da Taça UEFA de 1992/93. Depois de ter eliminado a Real Sociedad, coube em sorte ao Vitória encontrar uma das equipas mais fortes do final do século XX do futebol europeu. Ainda que em gestação, aquele Ajax, orientado por Louis Van Gaal, contava com nomes como os irmãos De Boer, Danny Blind, EdgarDavids, Overmars, Bergkpamp.

Na baliza, depois do marcante Stanley Menzo ter-se incompatibilizado com o treinador, a escolha recaiu num jovem de 22 anos que, apenas, tinha jogado nove partidas na temporada anterior e no fim de semana antes do jogo frente ao Vitória: Edwin van der Sar, que cumpriu o primeiro dos muitos jogos internacionais que disputou em Guimarães.

O jogo, esse, infelizmente, não teria história. Logo ao primeiro minuto, o "Pitbull" Davids abriu o activo, para Petterson e Bergkamp, também, facturarem. Salvou-se a grande penalidade defendida pelo guarda-redes vitoriano, Madureira, a Bergkamp, num momento que ainda deverá recordar.

No velhinho De Meer, confirmou-se a superioridade dos homens de Amesterdão. Salvou-se o golo de N’Dinga, num dia em que um tal de Seedorf, com 16 anos, estreou-se e o Vitória perdeu por duas bolas a uma.

Foi a última eliminatória europeia de Marinho ao serviço do Vitória…

Postagem Anterior Próxima Postagem