O Vitória, sob o comando de Manuel José, houvera conquistado um belo quarto posto na temporada anterior, a de 1982/83, o que significava que no exercício subsequente e ao qual se reporta a fotografia iria, passados 13 anos, regressar às mais importantes competições europeias.
Porém, o treinador algarvio partiria, cansado da indefinição de Pimenta Machado em renovar-lhe o contrato, sendo substituído pelo austríaco Hermann Stessl. Seria com ele que os Conquistadores receberiam o Aston Villa num memorável embate, vencido graças a um golo solitário de Gregório Freixo.
O pior viria na segunda mão no Villa Park com a equipa numa noite absolutamente infeliz a ser eliminada. A partir daí, seria um constante afundar, até Pimenta, depois de vencer as eleições contra o primo Armindo, a despedir o treinador e a promover Alfredo Murça a treinador-jogador.
Seria com ele, e com uma equipa recheada de jovens, que o Vitória bateria o Benfica por quatro bolas a uma numa extaordinária exibição que levou o presidente vitoriano a pensar que o futuro estava nos jovens que, anos antes, haviam-se sagrado vice-campeões nacionais de juvenis.
Deste modo, o sexto lugar final, apesar de não significar o revalidar do apuramento europeu, simbolizou que estavam a ser lançadas as bases para o futuro... não seria, assim, porém, com a época seguinte a correr ainda pior. Mas, isso, será outra história...