COMO UMA CAPA HISTÓRICA SÓ ONTEM PASSOU À HISTÓRIA...

Foram 36 anos de domínio socialista na autarquia de Guimarães.

Tudo começou no final do ano de 1989, quando António Magalhães conquistou a primeira maioria absoluta da história da autarquia vimaranense, batendo o social democrata António Xavier, anterior presidente da Câmara.

Com 47% dos votos e seis vereadores eleitos, Magalhães como considerou o jornal Povo de Guimarães de 22 de Dezembro de 1989, beneficiou da "onda rosa nacional", garantindo um triunfo que lhe haveria permitir governar confortavelmente, diluindo o "Acordo Camarário" que permitira a António Xavier governar com a não oposição socialista. Atrás dele, ficaria o PSD com 31,48% e o CDS com 9,59%. Quanto a vereadores, os socialistas conseguiriam colocar seis no executivo, contra os três do PSD e um do CDS e do PCP/PEV.

Seria o prelúdio de 24 anos de liderança de António Magalhães a que, por limitação de mandatos, seguiram-se 12 de Domingos Bragança e se, nos permitem a opinião, num cada vez maior apagamento da cidade onde nasceu Portugal dos grandes centros decisórios, num obscurantismo difícil de entender e injustificável.

Naquele dia foi o início de um ciclo que ontem, dia 12 de Outubro de 2025, findou... até quando durará o novo?

Postagem Anterior Próxima Postagem