Estávamos em Dezembro de 2015…
Com o Vitória a parecer querer, nesse exercício, finalmente, entrar nos eixos, o jogo contra o Rio Ave era tido como determinante.
Porém, se para a tabela era importante, tornou-se inesquecível para o pequeno Francisco. Apaixonado pelo Vitória e grande admirador de um dos símbolos da equipa de então, o, também, vitoriano, Cafú conseguiu cumprir um dos seus maiores sonhos, vencendo todas as adversidades.
Deste modo, depois de ter conseguido chegar ao médio, este tornaria real o que sempre sonhara. Entrar em campo, ao lado dos ídolos, sentindo o clamor da multidão, como se fosse o décimo segundo jogador de uma equipa que, nessa noite de 07 de Dezembro, soube seguir-lhe o exemplo e superar os desafios que se lhe foram colocando.
Deste modo, depois de estar em desvantagem, o bis de Henrique Dourado e o único golo que Xande Silva apontou no conjunto principal vitoriano deram azo à reviravolta… para alegria das bancadas, mas, principalmente, de Francisco que, nesse dia, pôde sentir-se, ainda, mais próximo dos seus heróis!
O Vitória também é isto…