Não nasceu em Guimarães, nem sequer é daqueles que se pode dizer ser vitoriano do Berço!
Confessamos, estranho seria que fosse, para um homem que nasceu na longínqua Cardiff, no País de Gales. Mas, Timothy John Wallis, que prefere ser chamado simplesmente por Tim, no momento em que pisou o solo de Guimarães terá sentido a inelutável atracção pelo Vitória.
Professor de inglês, chegou ao Berço para ensinar, no início de 1991, longe de saber que essa seria a terra que haveria de servir como um iman, que mesmo já tendo trabalhado na China, no Cazaquistão e outras partes do mundo regressa sempre. Um iman que, mesmo actualmente a viver em Freitas, uma freguesia de Fafe, o faz estar no Berço da pátria portuguesa sempre que possível.
A gostar tanto de Guimarães, era inevitável que se apaixonasse pelo Vitória, Recorda-se de modo irrepreensível o primeiro jogo que assistiu naquela longínqua temporada de 1992/93, passando a partir desse momento a ser membro de pleno direito família vitoriana. Um membro que não falha qualquer jogo e que procura ir a todas as partidas longe do D. Afonso Henriques. Assim, apesar de ter ido a cerca de 10 jogos fora na temporada que agora findou, não tem dúvidas em dizer que o ambiente mais inebriante que experimentou na presente época foi na Suíça, na partida que o Vitória venceu em Sant-Gallen.
E, diga-se, que como refere que "aqui é ao contrário de Inglaterra, onde os clubes só são de futebol", acompanha todas as modalidades. Fanático pelo voleibol feminino vibra com todos os jogos, todos os pontos. Mas, além disso, assinala com facilidade um dos momentos que o deixou mais feliz nos últimos tempos: ter estado no jogo da subida à primeira divisão da equipa feminina de futebol, em que segundo ele a capacidade de Ticha fazer tudo bem e a velocidade de Irlanda Lopes causam estragos.
Falar com Tim, é falar com um vimaranense de adopção e vitoriano de coração que apaixonou-se completamente pelo clube e que actualmente é o sócio 3442... que, por isso, já portador orgulhoso do emblema de prata, domina todos os temas da vida do clube e não hesita em acompanhá-lo seja em que modalidade for.
Uma história que nos orgulha...