Jogar em Braga por necessidade terá sido algo de comum na história vitoriana até um dado momento da história. Fosse para cumprir castigos federativos de interdição, fosse por obras no estádio vitoriano, a verdade é que várias vezes os vitorianos foram de armas e bagagens para a cidade vizinha, pintando o 1º de Maio de branco e negro.
A última vez que tal sucedeu foi a 25 de Agosto de 1990, na 2ª jornada do campeonato desse exercício e logo, com o Benfica como oponente. Apesar do recinto não ser o Castelo dos Conquistadores, a verdade é que, como escreveu o jornal Notícias de Guimarães do dia 31 desse mês e ano, "... as bancadas registavam uma apreciável enchente tendo em conta que ambas as equipas jogavam fora de cada e estamos em pleno mês de Agosto, mês de férias." Porém, apesar do mau arranque dos Conquistadores que haviam perdido por três bolas sem resposta frente ao Sporting na etapa anterior da Liga, reconhecia-se que o "Vitória tem uma massa associativa que mau-grado estar um pouco descrente e decepcionada, mesmo assim acorre a todas para ver se consegue presenciar o dia da recuperação." Relembre-se que o jogo referia-se à segunda jornada, que o Vitória houvera ficado no quarto posto da tabela no ano anterior e houvera contratado jogadores como Ziad ou M'Bouh que fora uma das estrelas da surpreendente selecção dos Camarões que fora a sensação do Mundial italiano disputado nesse Verão para se perceber o quão inusitada era essa ideia de "mau arranque."
Contudo, a equipa, nessa noite, composta por Jesus; Nando, Basílio, Jorge, Germano, Fonseca; Soeiro, M'Bouh, N' Dinga; Chiquinho e Ziad confirmaria os piores presságios ao ser incapaz de fazer valer os seus argumentos perante a turma encarnada, soçobrando com um tento ao abrir da primeira parte apontado por Stefan Schwarz e outro no final da mesma da autoria de Jonas Thern.
O Vitória continuava sem vencer no campeonato (e sem sequer apontar qualquer golo) e as nuvens de preocupação adensavam sobre o castelo... ainda que a ter de jogar na cidade do clube seu sempre rival!