Aquela temporada de 2006/07 prometia ser de travessia no deserto.
Na verdade, 48 anos após, o Vitória vira-se obrigado a ter de actuar novamente no segundo escalão nacional, fruto de uma inopinada e dolorosa descida de divisão que deixou aturdidos todos os adeptos.
Contudo, aturdidos, mas jamais capazes de abandonar os Conquistadores. Aliás, seguindo a tese de quem amará não abandonará quando o objecto desse amor mais precisa de amparo, de coragem, de incentivo.
Assim, naquele ano de Segunda Divisão, como o jornal O Jogo escreveu, o Vitória ".... suplantou todos os máximos em número de espectadores." Tal levava a que se concluísse que os Conquistadores eram caso "...único no que toca a espectadores. A sua presença no segundo escalão criava alguma expectativa quanto aos números de assistências..." Apesar disso, o amor ao clube do Rei seria comprovado em todos os momentos daquela dolorosa, mas que seria coroada com êxito, caminhada.
Assim num ano em que foram batidos todos os records na Liga 2 por causa da equipa vimaranense, a cereja no topo do bolo chegaria com os 29000 espectadores que assistiram à derradeira contenda frente à Olhanense. Um número que fez com que o Vitória atingisse uma média de 16296 adeptos nas suas partidas, algo absolutamente extraordinário até para a Primeira Liga. Na verdade, em termos absolutos, só os três emblemas mais mediáticos seriam capazes de apresentar números superiores, ficando na posição subsequente neste ranking o eterno rival com 12.238 espectadores, a mais de quatro mil dos Conquistadores.
A tal deveu-se, também a gradação de entusiasmo que os comandados de Manuel Cajuda conseguiram gerar em quem percebeu que iria ter um decisivo papel rumo ao Regresso do Rei ao seu habitat natural. Assim, depois dos 9519 adeptos que assistiram ao empate com o Varzim a um Domingo de manhã foi sempre a crescer, com alguns números capazes da fazerem corar qualquer um.
A saber:
- Gil Vicente - 16.343 adeptos;
- Leixões - 25.710 adeptos;
- Rio Ave - 23.818 adeptos;
- Portimonense - 26.631 adeptos;
- Olhanense - 29.000 adeptos.
Para além destes números, realce para as enchentes fora de portas, como as que sucederam em Chaves, na Trofa ou em Gondomar no jogo da subida.