QUANDO O ÚNICO TRIUNFO FORA DE CASA DA ÉPOCA, ACONTECEU A JOGAR NO ESTÁDIO DE SEMPRE!

A primeira vez que Vitória e Vizela encontraram-se foi em 1984/85.

Tal comportou uma curiosidade, que residiu no facto dos vizelenses terem actuado toda a época no, então, Municipal de Guimarães... o que fez que todos os Domingos existisse futebol no estádio vimaranense e que o Vitória jogasse por duas vezes em casa contra o rival que, hoje, é de outro concelho.

A história conta-se facilmente. Depois do Vizela, orientado por Nelo Barros, ter subido ao principal escalão na temporada de 1983/84 deparou-se com um problema: o seu velho estádio não possuía condições para receber desafios da Primeira Divisão.

Imediatamente, levantou-se a possibilidade de jogar na sede do concelho, o que levou a que a 29 de Julho de 1984, tivesse de ser realizada uma Assembleia-Geral extraordinária com um único ponto na ordem de trabalhos: " Posição da Colectividade, quanto à possibilidade ou não, da utilização do Estádio Municipal pelo Futebol Clube de Vizela para disputa dos Campeonatos Nacionais e da Taça de Portugal."

Nesse dia, 1500 associados vitorianos mostraram-se indignados com a postura da Câmara Municipal ter cedido o estádio ao adversário, por na altura sua propriedade. A questão seria resolvida pelo presidente, António Pimenta Machado, que assumiu que o Vitória não deveria opor-se a tal hipótese desde que a Câmara Municipal assumisse uma série de contrapartidas. Estas passavam pelo arrelvamento de um dos Campos da Unidade, implantação de um campo pelado no Complexo, iluminação do estádio para a temporada de 1985/86, arranjo dos balneários dos visitantes no estádio e pagamento da dívida de cerca de 3000 contos por obras realizadas no mesmo.

A equipa vizinha estrear-se-ia no recinto vimaranense a 26 de Agosto de 1984 frente ao Benfica, com uma derrota por duas bolas a uma. A 16 de Setembro desse ano, sucedeu um momento histórico, quando as duas equipas defrontaram-se no recinto municipal...com os vizelenses a jogarem em casa! Venceria o Vitória por duas bolas a um, com golos de Gregório Freixo e de Laureta, rebatendo o tento inicial obtido por Fernando Jorge.

No final da temporada, o Vizela seria despromovido para regressar, apenas, em 2019/20... enquanto esse foi o único triunfo do Vitória, orientado por Goethals, fora de casa...a jogar no seu estádio habitual!

Postagem Anterior Próxima Postagem