O jornal Notícias de Guimarães trazia na sua edição de 02 de Setembro de 1962 trazia um inspirador texto.
Destinado a homenagear o Vitória que, por esses dias cumpria 40 anos de existência, em poucas palavras desfiava os princípios que norteavam (e ainda norteiam) a ipseidade dos Conquistadores!
Na verdade, como escrevia a publicação tratavam-se de "40 anos de caminhada, durante os quais, os obstáculos de um caminho, tantas vezes aparentemente intransponíveis, nunca chegaram para fazer vacilar a firmeza de um caminhar, rumo ao grande objectivo: SERVIR GUIMARÃES."
Esta será a essência vitoriana. Quando tudo parece difícil, impossível, a possibilidade de agigantamento que faz o Vitória continuar, até crescer nas dificuldades e continuar a ser uma das maiores bandeiras de Guimarães!
Porém, no orgulho uma exortação para um futuro que, ainda, hoje desejamos. Um futuro, que graças a um passado cheio de abnegação, perseverança e êxitos, tinha de ser "de continuidade, porventura maior, mais glorioso, em favor de uma cidade que é sempre maior e mais prestigiosa."
Quanto às restantes asserções, deleitem-se a lê-las e a reflectirem sobre elas, ficando no coração as derradeiras palavras vertidas: "VIVA O VITÓRIA! VIVA GUIMARÃES!"