A PÓVOA DE LANHOSO E O MARIA DA FONTE SEMPRE LIGADOS A GUIMARÃES E AO VITÓRIA


Na iniciativa "Conquistadores On Tour", o Vitória deslocou-se à Póvoa de Lanhoso para defrontar o Maria da Fonte, clube local.

Desde sempre, a cidade vizinha do concelho vimaranense teve uma forte ligação ao nosso concelho. Bastará lembrar que, segundo a tradição popular, D.Afonso Henriques terá mandado encerrar a sua mãe no castelo da Póvoa de Lanhoso, após tê-la derrotado na Batalha de São Mamede. Mesmo que tal facto não tenha comprovação histórica, a verdade é que será uma prova que, desde sempre, existiu uma ligação entre Guimarães e a Póvoa de Lanhoso, que recebeu o seu foral em 1292.

Seria, também, aí que começaria a revolta da Maria da Fonte, um movimento que se indignou contra a recusa de não enterrar os mortos nas igrejas, como consequência da Lei da Saúde, levando a que um grupo de mulheres munidas de foices e gadanhas resolvesse manifestar a sua repulsa pela medida. Era o primeiro passo para a revolta do país contra o Cabralismo, modelo governativo levado a cabo por Costa Cabral. Tornou-se figura tão lendária que o clube da terra, fundado em 1925, mereceu receber o nome de Sport Clube Maria da Fonte.

A ligação a Guimarães chegou, também, pelo futebol! Na verdade, há mais de 97  anos, um Vitória, ainda imberbe e a dar os primeiros passos, recebeu honroso convite. Deslocar-se à localidade vizinha, para enfrentar o Maria da Fonte, inaugurando o Campo dos Moinhos Novos que, ainda hoje, é casa do emblema alvinegro e num dos primeiros jogos que os Conquistadores disputaram fora de Guimarães.

Nesse dia, o Vitória foi derrotado por nove bolas a duas...

Postagem Anterior Próxima Postagem